Após tanta especulação, está confirmado, a Microsoft anunciou que o seu novo sistema operativo Windows 10 ficará disponível a 29 de Julho e que os utilizadores (do Windows 7 para cima) terão um ano para efectuar a actualização gratuita. 

A Microsoft tinha revelado já há algum tempo que o Windows 10 iria estar disponível através da actualização gratuita. Infelizmente a actualização gratuita não é para todos. Os utilizadores que estajam a utilizar um sistema operativo anterior a estes (Windows 7/8/8.1) não poderão efectuar upgrade, terão sim de adquirir uma nova versão. Os preços indicativos para Portugal são de 104€ para a versão home, enquanto a versão Pro ficará nos 175 euros. Já o upgrade da versão home para Pro ficará em cerca de 87€.

Ficou ainda esclarecida uma das principais duvidas que existia em relação ao upgrade gratuito. Suponhamos que daqui a um ano ou dois é necessário formatar o computador? Será possível reinstalar legalmente o Windows no seu computador? A Microsoft garantiu que sim a esta duvida tão pertinente.

{googleads center}

A versão mobile terá ainda de aguardar mais algum tempo, a versão disponibilizada a 29 de Julho é somente para pc's e tablets. A tão esperada versão para mobile anda não tem data marcada, foi no entanto disponibilizada a build 10127 do windows 10 Mobile, a versão 10134 pode estar para breve.