Windows 10 como instalar e fazer download sem reinstalar o seu PC

Sabia que pode instalar a versão preview e testar o windows 10 sem qualquer custo e nem sequer necessita de formatar o seu PC ?

Não sabia? Nós explicamos como.

A primeira coisa que deverá fazer o download do windows 10, pode pesquisar no google por "windows 10 download" e o primeiro link que lhe irá aparecer é exactamente o do download do Windows 10 Insider Preview, se preferir clique aqui directamente http://windows.microsoft.com/pt-pt/windows/preview-iso .

{googleads center}

Aponte a chave, faça o download, como vamos utilizar uma máquina virtual para testarmos esta versão, não necessita de passar nada para uma PEN nem gravar um DVD. Vamos simplesmente fazer uma imagem "virtual" do ficheiro ISO, para tal vamos utilizar uma ferramenta chamada Daemon Tools, pode efectuar o download desta aqui https://www.daemon-tools.cc/por/products/dtLite .

Depois de instalado o programa, carregue em Open Daemon Lite e adicione uma nova imagem, para tal escolha a pasta para onde o download do ficheiro ISO foi feito e escolha o ficheiro e de seguida carregem no botão do play/mount.

 

Vamos agora instalar a nossa VM, para tal vamos utilizar o software Virtual BOX da Oracle, podem fazer o download aqui: https://www.virtualbox.org/ .

De seguida vamos instalar o Virtual Box, após estar instalado vamos criar uma nova máquina onde iremos instalar o nosso windows 10. Para tal carregamos em New, damos o nome que queremos à nossa máquina, escolhemos o tipo (Microsoft Windows) e a versão (Windows 10 64 bit).

Agora podemos alterar algumas definições, eu aconselho a escolherem 4 Gb de ram (atenção, não escolham toda a ram que tem, se não dá erro, fica sem memória para o sistema), e de seguida mandem cria a drive virtual com o tamanho pré definido (se quiserem fazer uma utilização diferente da que eu estou a dar, podem alterar o tamanho para o que considerarem pertinente). De seguida é deixar as definições como estão por omissão e avançar.

De seguida a nossa máquina arranca e pergunta qual é o nosso disco de arranque, escolhem a drive virtual que criaram (ver no explorador do windows a letra da drive que tem o windows 10), no meu caso é G:, clicaos no start, e eis que começa a instalação (note-se que nesta altura o nosso PC pode ficar um pouco mais lento, é normal estamos a consumir muitos recursos).

Terminem a instalação e testem à vontade e sem riscos.

A nossa máquina está criada, podemos avançar para a instalação. Para tal carregamos em start para o nosso PC virtual arrancar.

Nos próximos dias irei partilhar uma análise cuidada a esta nova versão do windows e alguns testes e benchmarks de velocidade. Entretanto divirtam-se com este tutorial e testem o novo sistema operativo da Microsoft em primeira mão.