Telemóvel Huawei P9 Lite - teste/review e onde comprar

O fabricante chinês Huawei lançou finalmente a sua terceira variante do seu modelo P9 e P9 Plus. O telemóvel Huawei P9 lite aparece no mercado com um preço bastante mais competitivo tendo em vista manter o sucesso do seu antecessor P8 lite (do ano passado). Nós testámos este telemóvel de "gama média - alta" para vermos se de facto faz "jus" ao nome que lhe dão.

Onde comprar

Em praticamente qualquer grande superfície já deverá ser possível encontrar este modelo (Wortens, FNAC's, BOX Jumbo, etc..). Mas como é evidente temos de aconselhar a compra no nosso site. Pois garantimos o mesmo que os outros por o habitual preço de "combate" mais barato da região. O preço de lançamento é de 329€. Pode comprar na nossa loja online aqui por 294,89€.

Huawei P9 Lite, design e qualidade de construção

O design do P9 lite é bastante semelhante ao resto da linha P9, no entanto existem algumas diferenças subtis. Para garantir o preço competitivo a Huawei prescindiu do corpo unibody em alumínio e optou por uma frame em alumínio com a traseira em poli-carbono. À primeira vista a traseira em plástico não é nada óbvia dado que o revestimento da tampara têm um acabamento que lhe dá um aspecto metálico.

Tampa traseira do Huawei P9 lite

No entanto o que mais decepcionou foi a diferença das câmaras. Para manter o baixo preço a Huawei prescindiu das duas câmaras Leica e colocou uma só câmara de 13Mpx com um flash LED. O leitor de impressões digitais veio emprestado da restante linha P9.

Outro ponto menos bom encontramos no display. Apesar de o display Full HD ser o mesmo que encontramos no P9, a Huawei "cortou" na qualidade do vidro do display. Ao invés de manter o Gorilla Glass 4, o P9 lite dispõe apenas de vidro normal (vejam os preços das películas de vidro temperado para Huawei aqui).

Uma outra curiosidade é o facto de não obstante o P9 lite ser dual sim, para utilizarmos essa funcionalidade temos de prescindir da utilização do cartão de memória o que é um pouco atípico.

Sim tray do Huawei P9

O Display do P9 lite

No inicio do ano passado ainda era pouco comum encontrarmos telemóveis de gama média com displays Full HD.  Felizmente, em 2016 isso já não se verifica. O Huawei vêm equipado com um display Full HD. Graças à tecnologia "inCell" praticamente não existe qualquer espaço entre o vidro e o display (o que dá um aspecto visual fenomenal). Com um display de 5.2 polegadas e resolução Full HD o P9 lite têm uma densidade de pixeis de 424ppi. A maioria dos utilizadores não conseguiram visualizar quaisquer pixeis com esta densidade (a não ser que utilizem uma lupa ou algo do género).

O software do P9 lite

Os aficionados das "Stock Roms Android" provavelmente irão perder o interesse neste telemóvel já a partir deste momento. É que a Huawei utilizou o seu EMUI UI no seu P9 lite (tal como no P9 e no P9 Plus o EMUI 4.1), o qual é baseado no Android 6.0 Marshmallow.

Tal como na maioria dos fabricante chineses, também aqui os atalhos das aplicações instaladas vão todos parar ao Home Screen, cabendo ao utilizador a tarefa de os arrumar em pastas.

EMUI 4.1 do telemóvel Huawei P9 lite

A performance do P9 lite

No Huawei P9 lite encontramos um processador completamente novo, o HiSilicon Kirin 650. Este processador consiste num ARM Cortex A53 octa-core (oito núcleos). Estes oito núcleos dividem-se em dois grupos quad-core (quatro núcleos) que correm em diferentes velocidades de relógio, um trabalha entre os 480 Mhz e os 1.7 Ghz, e o segundo entre 1.4 e 2.0Ghz.

O processador têm a ajuda do GPU Mali T830, 3Gb de ram (a versão mais barata só têm 2Gb de ram) e 16Gb de memória interna expansíveis até 128Gb via cartão MicroSD. Esta configuração torna os octa-cores da Qualcomm (como por exemplo do Snapdragon 617) obsoletos.

No dia a dia o Huawei P9 lite é bastante rápido. Raramente se sente os limites do hardware, conseguimos visualizar vídeos sem qualquer tipo de lag e ao mesmo tempo abrir novas aplicações e alternar entre as mesmas é feito com bastante fluidez.

A maioria dos jogos corre bastante bem neste telefone, a não ser que estejamos a falar com o Dead Trigger 2 ou o Need For Speed No Limits na configuração gráfica mais elevada. Mas mesmo nestes casos a razão pelo qual o P9 lite fica lento não é o CPU, mas sim o GPU Mali T830 com apenas os seus dois núcleos e a sua velocidade máxima de relógio de 680Mhz.

Benchmark do telemóvel Huawei P9 lite imagem 1

Benchmark do telemóvel Huawei P9 lite imagem2

A câmara do P9 lite

Foi aqui que a Huawei fez a sua maior poupança face ao P9, ao invés do sistema de duas câmaras da Leica, a Huawei utilizou uma câmara de 13 MP. À primeira vista parece que a Huawei utilizou a câmara do P8, mas não, o sensor do P9 lite, dispõe de uma abertura de f / 2.0 e os pixeis são de 1:12 microns. Isto parece-se mais com o sensor Sony IMX217 do que com IMX278 que equipava o P8. Para além disso o P9 lite não dispõe do estabilizador de imagem óptico.

Câmara do telemóvel Huawei P9 lite

O veredicto

O Huawei P9 lite é um telemóvel muito bem concebido e não se lhe pode apontar falhas relevantes. O telemóvel é compacto, confortável, leve e com um aspecto e toque de qualidade elevada.

Têm potência para "dar e vender", um ecrã Full HD que nos brinda com uma qualidade de imagem extraordinária. Dá imenso gozo utilizar este telemóvel, essa é a realidade.

Por o valor pedido, dificilmente encontramos melhor relação qualidade/preço no mercado. É decididamente uma das melhores compras do momento.