Samsung Galaxy S6 Edge Plus - Análise/Review

Há um ano atrás, o problema que se levantava com a Samsung estava relacionado com o design, ou melhor.. com a falta dele. Produtos como o Galaxy S5 eram muito sólidos do ponto de vista técnico e de performance, mas deixavam muito a desejar em termos de design. A Samsung insistia em utilizar materiais de plástico (o que não estava a ajudar).

Um ano depois e a conversa é completamente diferente. Perante um fraco desempenho de vendas a Samsung focou os seus esforços no design para a linha de telefones de 2015. O Galaxy S6 e S6 Edge lançados no inicio deste ano são de facto os telefones mais bonitos que a Samsung alguma vez fez, muitos consideram que o design destes competem de igual para igual com a os iPhones de Apple.

Agora a Samsung lançou o Galaxy S6 Edge+, uma versão maior que o primeiro S6 Edge. Bastante semelhante ao modelo anterior, mas com um ecrã e uma bateria maiores. No entanto é visualmente mais impressionante que o S6 Edge e representa o que de melhor se faz na Samsung em termos de processos de fabrico de design. O ecrã único arredondado que dá o nome ao modelo Edge é algo que só a Samsung foi capaz de fabricar em massa (devido à sua enorme divisão de fabrico de ecrãs). Neste ecrã maior isso ainda é mais evidente e mais impressionante. O Edge+ "dá nas vistas", quando o tiramos do bolso e o colocamos em cima da mesa, dificilmente alguém fica indiferente ao mesmo.

Samsung Galaxy S6 Edge+ comparativo

Também têm os problemas de ergonomia que o S6 Edge tinha, mas em maior escala, e trás consigo um preço que não é para todas as carteiras. Os preços começam nos 699€ para a versão de 32Gb, este preço só é ultrapassado por iPhone 6 Plus da Apple.

Técnicamente

Em termos técnicos o Edge+ acerta em praticamente tudo. O processador Samsung Exynos e os seus 4Gb de Ram garantem uma performance elevada. A sua câmara fotográfica de 16 megapixel com estabilizador óptico tiram fotos tremendas e vídeos espantosos. O seu ecrã de 5.7' quad HD Super AMOLED é super brilhante e espantoso de ver em funcionamento. A construção de vidro e metal é fantástica e dá de facto a sensação de telemóvel topo de gama. O Edge+ têm inclusive um scanner de impressões digitais mais rápido e mais preciso.

{googleads center}

Nenhuma destas características é uma surpresa para os que estão familiarizados com o Edge original. O que o Edge+ trás realmente de novo é a bateria de 3000mAh, que é capaz de durar um dia todo sem dificuldade (algo que era difícil de acontecer no Edge original). Não é uma bateria amovível, mas pode ser recarregada da forma que lhe der mais jeito: Carregamento rápido via USB ou wireless com um Pad compatível.

Os problemas de ergonomia que referi atrás também não são uma surpresa. O Edge+ tem um aspecto realmente incrível, mas na prática é um pouco estranho de se usar. A sua forma convexa obriga a alguma habituação e ao contrário do Note 5 e outros telefones que têm a traseira curva, este não parece assentar muito bem na palma da mão. Mas um facto é que têm um aspecto incrível.

A Samsung argumenta que os lados curvos são melhores para ver vídeos dado que deixamos de ter a moldura do telemóvel e isso torna a visualização do vídeo supostamente mais "imersa". Eu não concordo: Apesar de esconder ou diminuir a moldura do telemóvel isso não torna tudo melhor, os lados curvos do Edge+ em algumas situações distorcem a imagem e não escondem completamente a moldura, e dependendo do que estiver a ver até poderá ficar com zonas mais brilhantes do que no restante ecrã.

Software

O Edge+ trás algumas coisas novas em termos de software que de facto tiram alguma vantagem do seu design único. Os atalhos para os contactos foram actualizados para que agora também se possa incluir "apps" nos mesmos. A Samsung também incorporou o live streaming para o Youtube directamente a partir do software da câmara do Edge+. Não foi o primeiro fabricante a fazê-lo, a Sony já inclui esta característica nos seus telefones há já algum tempo.

Samsung Galaxy S6 Edge+ atalhos

De resto, o software presente no Edge+ é em tudo idêntico ao que equipa os restantes topo de gama da Samsung.

Conclusão

Com o lançamento do Samsung Galaxy S6 Edge+, a Samsung deu um tiro certeiro, tanto em especificações técnicas como em design e em qualidade de construção. Sem duvida que estamos perante um excelente e atraente telemóvel, talvez um dos mais atraentes alguma vez feitos.

No entanto, os telemóveis deverão ser atraentes e funcionais, pois é o dispositivo que as pessoas mais utilizam e eu detesto ter de admitir, mas o Edge+ apesar de ser um excelente smarthphone e excelente telemóvel, fica um pouco aquém em termos de funcionalidade quando comparado com o recém anunciado Note 5 ou mesmo com o Galaxy S6. Ainda assim é um excelente telemóvel.

O Samsung Galaxy S6 Edge+ obtém uma pontuação de 8.4

Samsung Galaxy S6 Edge+ gráfico