Introdução

Hoje vamos explorar uma área pouco falada em Portugal, isto é, o mundo dos telemóveis Gaming e não há melhor telemóvel de gaming por onde começar do que o Asus ROG Phone 5, que foi anunciado no mês de Março deste ano. Quanto as suas características, o smartphone é protegido pela Corning Gorilla Glass Victus, vem nas dimensões 172,8 x 77,3 x 10,3 mm e pesa 238 gramas. O smartphone vem com um display de 6,78 polegadas AMOLED que oferece uma resolução de 1080 x 2448 pixeis. Ele vem com 1 bilião de cores, 144 Hz, HDR10 +, 800 nits (typ) e 1200 nits (pico/peak). O smartphone conta com o processador Qualcomm SM8350 Snapdragon 888 e tem um sistema operacional Android 11 + ROG UI. O ROG Phone 5 é alimentado pela poderosa bateria Li-Po 6000 mAh (dividida em duas células de 3.000 mAh) e conta com 65W de Carregamento rápido. Em relação as cores, ele vem em Phantom Black ou Storm White.

 

Especificações

Ecrã: 6,78 polegadas AMOLED HDR10 + 144 Hz, 1B Cores

Processador: Qualcomm Snapdragon 888 5G

Memória RAM: 8 GB, 12 GB e 16 GB

Armazenamento: 128 GB, 256 GB

Câmara frontal: 24 MP

Câmara traseira: 64 MP principal, 16 MP ultra largo e Macro, LED flash, HDR, panorama

Áudio: Alto-falantes duplos frontais simétricos com Dirac HD Sound e Hi-Res Audio

Bateria: 6.000 mAh

Sensores: Sensor de impressão digital, Reconhecimento facial, Acelerômetro, Bússola eletrônica, Giroscópio, Sensor de proximidade, Sensor de luz ambiente, Sensores ultrassônicos para AirTrigger 5f

Conectividade: Wi-Fi 6E, NFC, 5G, Wi-Fi Direct, Bluetooth 5.2

Sistema Operativo: Android 11 + ROG UI

Peso: 238 gramas

Câmara

Vamos ser honestos, as câmaras nunca são realmente o mais importante quando se trata de telemóveis específicos para jogos, mas mesmo assim, o ROG Phone 5 não se desleixa quando a qualidade das suas câmaras. Na parte traseira está uma câmara tripla composta por um sensor principal Sony IM686 de 64Mp que oferece tecnologia pixel-binning para produzir imagens 12Mp com detalhes aprimorados, juntamente com uma lente ultra-larga de 125 graus que conta com 13Mp e uma lente macro de 5Mp. A qualidade da câmara, particularmente a do sensor principal, é surpreendentemente impressionante. Utilizando a tecnologia de processamento de imagem da série ZenFone, é capaz de produzindo imagens que são extremamente nítidas e detalhadas. Para fotos noturnas ou com pouca luminosidade, podes sempre contar com o modo noturno integrado.

Observações

Não existem dúvidas que o Asus ROG Phone 5 oferece uma das melhores experiências de jogos para telemóveis. Não só possui um lindo display AMOLED de 144 Hz que tem uma resposta ao toque magnificamente rápida e uma Câmara de boa qualidade, como também conta com um dos melhores áudios em telemóveis do mercado. Mas no final, o mais importante acaba por ser os componentes que o tornam o topo dos telemóveis destinados para os jogos, estes sendo o Snapdragon 888, a capacidade de ter 16 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. Também há uma abundância de acessórios disponíveis à compra (separadamente), desde os controles Kunai 5 (parecidos ao da Switch) até ao AeroActive Cooler 5 para manter esta maquina refrescada durante as sessões de jogo prolongadas.

No entanto, embora o ecrã (que é bastante grande) seja ótimo para jogos, algumas pessoas podem acabar por achar que é demasiado grande para ser utilizado com eficácia com uma só mão, além disto, com 238g, ele acaba por ser bastante mais pesado do que a maioria dos telemóveis do mercado. Também há a falta do AeroActive Cooler 5 que não vem junto com o telemóvel, este sendo um acessório necessário se quiseres utilizar a capacidade de processamento embutida no ROG ao máximo, pois mesmo após 20-30 minutos numa sessão de jogo, vens a sentir o telemóvel a aquecer. O AeroActive Cooler 5 junto com o display Vision da parte traseira, são exclusivos do ROG Phone 5 Pro.

Aquisição

Asus Rog Phone 5 6.78 12/256Gb - 849.00 €