Realme 5i -  análise e review
Realme 5i - análise e review

Realme 5i -  análise e review do Xiaomi Redmi Note 8T "Killer".

O Realme 5i afirma-se como um telemóvel de primeiro preço, com especificações de gama média e uma enorme bateria, vamos ver se nos convence e bate o Xiaomi Redmi Note 8T.

O telemóvel Realme 5i impressiona à primeira vista, o aspecto não é mau (apesar da tampa traseira em plástico), o grande display impressiona, trás uma câmara traseira quad, uma bateria de 5000mAh, 4Gb de ram e 64Gb de memória interna associados a um processador Snapdragon 665.

À primeira vista é imbatível (tendo em conta o preço de 154.89€, comprar aqui). Mas com uma análise mais cuidada vemos que não é bem assim... A câmara (apesar de quad) fica um pouco aquém do que seria expectável, o display (apesar de generoso) trata-se de um IPS HD e não FHD, positivo é o Snapdragon 665 e os 4Gb de ram com 64gb de memória interna a este preço. A bateria de 5000mAh é enorme e de facto nos dias que correm é uma mais valia.

Design e construção: Com bom aspecto apesar da tampa traseira em plástico, e da câmara saliente.

No passado dir-se-ia que a Realme queria nos forçar a gostar de cores berrantes e às quais não estávamos habituados. O Realme 5s recebeu uma variante de vermelho e agora o Realme 5i vem com um "verde floresta" para além de uma variante em azul. As boas notícias é que são à prova de riscos, por a negativa.. a Realme não forneceu uma capa com este modelo (e todos sabemos como ás vezes é dificil arranjar acessórios para estas marcas novas).

Pela negativa no campo do design destaca-se a câmara traseira demasiado pronunciada e por causa disso está bastante sujeita a riscos e pó. Das poucas vezes que usei o telefone a câmara traseira e a preocupação com os riscos na mesma foi uma constante.

Seguindo em frente.... O telefone têm design agradável inspirado em "raios de sol" a Realme chama-lhe o "Sunrise design" e faz de facto o design do telemóvel agradável.

Algo a ter em conta é que o Realme 5i vem com uma tampa traseira em plástico, ao mesmo tempo que dá um aspecto "barato" ao telefone também o faz mais leve, pois apesar da sua enorme bateria (5000mAh) o telefone não tem um peso excessivo, portanto a mim a tampa em plástico não me incomodou, trás ainda o sensor de impressão digital montado na traseira.

Na parte da frente dispomos de um display de 6.5' com uma relação de display/corpo de 89% e uma resolução de 1600x720, o display vai quase de ponta a ponta com a típica "gota de água" em notch no topo (onde se encontra a câmara de selfies).

Encontramos do lado direito o botão de power e do lado esquerdo os de volume, para além disto encontramos uma ficha micro-usb e uma entrada para auscultadores 3.5mm. Enquanto seguramos o Realme 5i ele de facto parece um bocado alto/grande, mas como não é muito pesado torna-se num equipamento equilibrado.

A Câmara, nada de extraordinário, mas cobre o básico.

O Realme 5i vem equipado com uma câmara de selfies de 8Mp que é suficiente para o indispensável. Temos cores decentes, quando fazemos zoom é que nos apercebemos de algum "grão". A IA é para esquecer, mesmo no usada no mínimo nota-se logo que imagem foi editada, e no máximo ficamos demasiado bonitos :) (não da forma que se pretende). Concluindo, se não tivermos expectativas muito elevadas a qualidade não é má tendo em conta o preço. 


Camara realme 5i

Na traseira temos 4 sensores - O primário de 12Mp, um Wide de 8Mp, um de retrato de 2Mp e uma Macro de 2Mp. Verdade seja dita... a Realme agiu desesperadamente só para satisfazer o pessoal que quer uma Quad-câmara a qualquer preço, mas as pessoas tem de perceber que quatro câmaras não é sinónimo de fotos de topo.

Concluindo.. O Realme 5i é capaz de capturar umas fotos minimamente decentes à luz do dia, a câmara consegue cores e uma nitidez interessante, mas conforme vamos perdendo a luz vamos perdendo a qualidade das fotos, mas tendo em conta o preço.... não é mau de todo. :)

Performance acima da média.

O realme 5i dispõe de um Snapdragon 665 e corre o ColorOS 6, baseado no Android 9. A interface de utilizador é interessante e dispõe de um modo escuro e uma gaveta de aplicações, o multitasking também não é um problema. Vem equipado com 4Gb de ram e 128Gb de memória interna, é dual sim e ainda um slot dedicado para cartões MicroSD.

Conclusão

Compramos ou não compramos ? O Realme 5i é uma boa opção se procura um telemóvel para o uso regular e todas estes "se nãos" não são um problema para si (falo da câmara média, da carga lenta, etc), o Realme 5i faz o trabalho, e para muita gente isso é o sufiente.

Mas o Realme 5i é como o 5s e trás consigo todos esses problemas, no têm porta tipo-C, sem carga rápida e com uma câmara que desilude, eu sugeria gastar mais 30€ e comprar o Xiaomi Redmi Note 8T, o Xiaomi trás um corpo em vidro e um "look" premium, carga rápida, uma quad-câmara como deve ser e uma porta tipo-C.