Já há algum tempo que os nossos telemóveis tornaram-se substitutos das câmaras convencionais. Somente os profissionais e as pessoas que realmente são verdadeiras aficionadas da fotografia é que ainda andam com a câmara de um lado para o outro. Dito isto, a câmara torna-se cada vez mais um critério importante na escolha de um telemóvel e/ou dispositivo. Considerando o dito acima, preparamos uma lista com os oito telemóveis com melhor câmara.

Os critérios que tivemos em conta para a escolha da câmara foram: Os megapixeis (são importantes para uma boa fotografia), um bom sensor (impacta na performance em condições de baixa iluminação), uma boa lente, o processamento de imagem (tem a árdua tarefa de reduzir o ruído das fotografias, suavizar os pixeis, aplicar filtros de cor, etc).

Avaliámos ainda a abertura máxima (que nos indica a quantidade de luz que pode entrar no sensor).

LG G4

O LG G4 dispõe de câmara de 16 megapixeis com uma abertura focal f/1.8 com um estabilizador de imagem OIS 2.0. Resumidamente, capta mais luz e oferece uma grande ajuda no que toca à estabilização da imagem.

{googleads center}

Esta câmara possui um sensor de espectro de cores (CSS) próprio da LG ao invés de um flash duplo de LED. Esta tecnologia ao ser utilizada conjuntamente com o display do telemóvel mede as condições de luz do ambiente e determina o ponto de branco da imagem correspondente. Isto significa que as cores das fotografias ficam bem mais equilibradas. É realmente uma das melhores câmaras já mais introduzidas num telemóvel.

Veja aqui a review/análise do LG G4.

Galaxy S6 e S6 Edge

Estes dois novos telemóveis dispõem de um sensor de 16 megapixeis em tudo semelhante ao do Galaxy S5, no entanto várias foram as melhorias introduzidas face ao seu antecessor. Os dois modelos dispõem de estabilizador óptico de imagem (OIS), HDR em tempo real, lente F1.9 e um modo especial para fotografias com pouca luz. O modo selectivo é uma das grande inovações destes novos modelos, este modo foca somente o objecto seleccionado.

HTC One M9

O novo topo de gama da HTC recebeu câmara com 20 megapixeis que captura fotografias com um excelente balanço de cores. O sensor do M9 consegue efectuar macros com uma óptima focagem, no entanto as imagens obtidas não são tão nítidas como seria de esperar numa câmara com esta resolução. O software da câmara é rápido e intuitivo, alguns filtros estão logo disponíveis de forma nativa.