Microsoft planeia terminar o Windows 10 ainda esta semana

Windows 10

A microsoft está a planear finalizar o Windows 10 esta semana, adiantando-se desta forma à data oficial de lançamento (para o final deste mês). Fontes deixaram escapar que a companhia está neste momento a trabalhar nas cópias finais do Windows 10, com uma "release to manufacturing" (RTM) a ser esperada já para esta semana. Inclusive já andam on-line algumas candidatas a RTM. Assim que a RTM estiver pronta, a Microsoft irá enviar a verão final do Windows 10 aos seus parceiros e fabricantes ainda antes do lançamento publico oficial do dia 29 de Julho.

"NÓS NUNCA TERMINAMOS O DESENVOLVIMENTO."

Apesar de o processo RTM ser uma evolução significativa face às versões anteriores, o facto é que isso é de pouca relevância. A Microsoft está a passar o Windows 10 para um paradigma de "Windows as a service", isto significa que o Windows passará a ser um serviço sujeito a constantes actualizações. Essa é parte da razão pela qual o Windows 10 é considerada a versão final do Windows, até porque essas actualizações regulares nunca irão parar. Dai a expressão dita por Terry Myerson (chefe da divisão Windows) na semana passada de que "Nós nunca teremos terminado", essas actualizações irão ser regulares nos próximos meses e irão incluir extensões para o Microsoft Edge (novo browser) e muitas outras aplicações incorporadas no Windows 10.

{googleads center}

Um exemplo do rápido progresso do Windows 10 pode ser verificado através das ultima "builds"(versões) disponibilizadas aos beta "testers".  A Microsoft lançou três versões só na semana passada (build 10158, 10159 e 10162) e cada uma continha pequenas melhorias. Apesar de ainda se debater se o Windows 10 está ou não pronto, o facto é que a Microsoft tem vindo a reduzir centenas de "bugs" (defeitos) no sistema operativo em apenas uma semana. Alguns problemas de drivers e algumas questões de software ainda existem em alguns sistemas, no entanto estas versões RTM dão a entender que estes problemas não irão subsistir por muito mais tempo. Assim que a Microsoft terminar o Windows 10 durante esta semana, continuará a trabalhar na resolução de "bugs" até à data oficial de lançamento (29 de Julho). Os beta testers irão receber uma cópia da versão final em primeira mão, e a companhia irá de seguida começar a fornecer o grande publico por fases já a partir do dia 29.