Microsoft Lumia 950 XL - Primeiras impressões

A Microsoft começa tudo de novo. Após anos a fazer uma caminhada por o deserto e ter comprado a Nokia nada de extraordinário aconteceu e a verdade é que a sua cota de mercado não se modificou de forma substancial. Agora a Microsoft volta a tentar, com um novo SO (Windows 10 mobile) e dois novos modelos o 950 e o 950 XL. Será que é desta que a Microsoft consegue fazer a diferença? É o que vamos ver...

Lumia 950 XL caracteristicas

Ambos o 950 e o 950 XL correm o Windows 10. Dispõem de características que nos temos habituado a ver nos últimos lançamentos ,processadores da Qualcomm Snapdragon, bastante memória RAM, 32Gb de espaço interno, USB Type-C, e ecrãs enormes. A Microsoft afirma inclusive que os mesmos são refrigerados por liquido.

Temos no entanto que ter em conta que estamos a falar de uma nova plataforma (apesar de ser muito parecida com o Windows Phone 8), e como tal estarmos a olhar só para as especificações técnicas não serve... Pois não sabemos como é que essas especificações se irão comportar em um novo sistema operativo, portanto não há nada como testarmos este novo SO e ver no que dá. O resultado é que este novo windows continua tão fluido como o anterior, mesmo tendo em conta que temos um Windows completo a correr por de trás (tão completo, que até dá para ligar um monitor e utilizar o mesmo como se fosse um mini computador).

De facto, o Windows 10 é bastante rápido, têm poucos ou nenhuns compassos de espera, no entanto temos de relembrar que não temos todas as "apps" disponíveis que encontramos para Android ou iOS (para já), no entanto a Microsoft já têm a promessa das principais companhias de forma a garantir as "apps" mais importantes a funcionar no Windows Phone.

{googleads center}

Apesar de termos conseguido tirar algumas fotos com este sensor de 20 megapixel, isso não foi suficiente para se tirar grandes conclusões. Há primeira vista, quer-me parecer que a Microsoft esteve mais preocupada em conseguir uma foto em condições do que em obter uma precisão o mais próxima possível da realidade (como a Apple). No entanto a realidade é que consegui tirar algumas fotos com uma qualidade bastante impressionante, mas não consegui mesmo assim fazer grande testes.

Lumia 950 XL todos as cores

Em termos de aspecto a Microsoft manteve um design simples mas elegante. O ecrã de 5.2' e 5.7' (do 950 e 950 XL respectivamente) estão encaixados em uma moldura que poderia ser um pouco mais estreita (ou mais pequena, como preferir), mas ainda assim têm um tamanho bastante aceitável quando comparados com o iPhone 6S ou com o iPhone 6S Plus. A traseira é em plástico (policarbonato), e há em branco, preto e cyan. Em relação às funcionalidades, as principais novidades são o Continuum e o Windows Hello. O Windows Hello não consegui experimentar, mas promete.... iniciar a sessão com o rosto ou com a íris não trás nada de revolucionário, mas parece saído de um filme de ficção cientifica.

O Continuum é bastante bom. Ligamos um monitor através de uma pequena dock que a Microsoft vende à parte, podemos ter uma "app" a correr no monitor e outra no telemóvel, conseguimos ter várias aplicações a correr em simultâneo e apesar de o Continuum não as conseguir colocar em ecrã completo, ao irmos alternando as aplicações, conseguimos perceber que as mesmas continuam a funcionar e não entram em modo "sleep".

Serviço continuum da Microsoft

A Microsoft esmerou-se, e de facto lançou dois telemóveis topo de gama para o Windows 10 extraordinários. A grande questão é saber se vão ou não vingar no mercado, lá impressionantes eles são. Têm funcionalidades espectaculares, características impressionantes, mas será isso suficiente para me fazer desistir das "apps" que já existem para outras plataformas? Fica a questão no ar....