Como transferir os seus dados do seu telemóvel antigo para o novo

A mudança de telemóvel é sempre acompanhada de um monte de trabalho: contactos, dados e transferências de aplicativos. Com os truques certos, você pode economizar muito tempo e trabalho. Se você também acaba de mudar de telemóvel e quer manter todos as suas informações, saiba como transferi-las para um novo telefone de forma rápida e fácil.

1. Faça o backup dos seus dados

Antes de iniciar a transferência dos seus dados, primeiro deverá certificar-se de que a opção de backup dos seus dados está ligada por omissão. Para tal vá a:

1. Configurações > Cópia de segurança e restauro > Restauro automático.

Desta forma activou a opção de backup da sua conta Google. Estes dados incluem as suas configurações de rede Wi-Fi, favoritos do browser de navegação nativo, a algumas apps. Assim que deixar de ter esta opção ligada os seus dados srão apagados. O modo de recuperação automática permite que você guarde as suas configurações e dados dos aplicativos que pretende reinstalar no outro equipamento.

{googleads center}

2. Adicione a sua conta Google no seu novo equipamento Android (tablet/telemóvel)

Vá a Configurações > Contas e sincronização > Adicionar conta > Google. Aqui pode adicionar a sua conta Google ao seu dispositivo Android. Insira os seus dados de login e aceda ao backup de informação que tinha previamente guardado.

Depois de finalizado o processo, todos os seus dados serão transferidos automaticamente. Contactos, Gmail, calendário e outros.

3. Transfira as fotografias

A solução mais simples para armazenar fotos são os backups automáticos para a nuvem (Dropbox, skydrive ou outros). Apps tais como Dropbox, Google drive, e o Google + oferecem capacidades interessantes e sincronismo automático de imagens quando em Wi-Fi. Assim não põe em causa o volume de dados móveis. O up-load das imagens é feito completamente em segundo plano e irá transferir automaticamente todas as fotos para o novo dispositivo.

4. Transfira músicas

Tudo o que foi feito para guardar as imagens do seu telemóvel também se aplica às suas músicas. Porém, seja cauteloso: uma lista de músicas extensa pode ter vários gigabytes de tamanho, fazendo com que você tenha que planear a transferência dos ficheiros de acordo com o espaço disponível no novo telemóvel ou o tempo limite para esta transferência.

 

5. Transfira apps transferidas da Google Play

Se você estiver a usar um telemóvel há algum tempo, já sabe que é bem fácil juntar uma lista de aplicativos, certo? E, cá entre nós, não é nada fácil atingir níveis de alguns jogos novamente, pois começar do zero é totalmente frustrante. Neste sentido, existe uma solução sob a forma de backup. Uma das mais populares é o aplicativo Helium, antigamente era chamado de Carbono, a app oferece uma série de novos recursos. Usando-o, é possível fazer a sincronização e o backup de aplicativos e dados.

 

6. Transfira o histórico de SMS

Para aqueles que coleccionam sms, existe um aplicativo de backup para as mesmas. Aplicativos como o SMS Backup & Restore fazem um bom trabalho. As mensagens são armazenadas em formato de arquivo XML que pode ser enviado via Bluetooth directamente para o seu novo telemóvel. Outra possibilidade é enviar o arquivo de backup via e-mail ou salvá-lo na nuvem. O SMS Backup & Restore deve ser transferido no novo telemóvel para funcionar correctamente. Na inicialização, ele reconhecerá o backup e irá restaurar automaticamente as mensagens de texto salvas.

 

A vantagem deste método é que funciona com qualquer telemóvel Android.