Deixou cair o telemóvel na sanita, piscina ou banheira. Depois do pânico inicial, só pensa em salvar o seu telemóvel e evitar que fique danificado pela água. Nós explicamos os principais passos para salvar o seu telemóvel.

Antes de fazer o que quer que seja, deve remover o telefone de dentro de água. Quanto mais tempo lá ficar, menores são as chances de o conseguir salvar. O liquido começa a entrar por as aberturas. A partir deste ponto, há coisas que deve fazer e coisas que não deve.

O que não deve fazer

- Não o deve ligar ou tentar usá-lo de que forma for.

- Não carregue em qualquer botão ou tecla.

- Não agite o telemóvel nem lhe bata.

- Não desmonte o telemóvel peça por peça, pois assim vai certamente perder a garantia. Só poderá fazer isso se tiver certeza do que está a fazer.

- Não aplique calor, secadores, microondas ou algo do género, nem faça o oposto (colocá-lo congelador).

{googleads center}

9 Passos para salvar o seu telemóvel

- Desligue-o (caso ele não se tenha desligado sozinho), e mantenha-o virado para cima.

- Retire a capa do telefone (caso tenha uma).

- Abra a tampa traseira, retire a bateria (se estiver acessível).

- Utilize papel ou pano suave e limpe o que tem ao seu alcance, evite espalhar o liquido existente pois o mesmo vai entrar por os orifícios e irá tornar-se mais difícil de extrair.

- Se tiver mesmo muita água poderá utilizar um aspirador para remover a mesma.

- Encha um saco de congelação (daqueles com zip ou fecho) e coloque o telemóvel lá juntamente com arroz seco (em estar cozinhado), isto pode parecer estranho, mas o arroz é um óptimo absorvente de líquidos, eu próprio já o fiz com o sucesso.

- Utilize outro telefone e aguarde dois dias.

- Se o telefone não ligar, é provável que a bateria tenha avariado, experimente aguardar mais um dia para que a mesma seque mais um pouco. Tente carregar a mesma.

- Se o telefone ligou e trabalha como devia, fique de olho no mesmo nos próximos dias para ver se tudo trabalha como deveria.

Da próxima vez evite levar o telemóvel para junto de sítios onde há risco de ele se molhar.