Asus ZenFone 3 ZE520KL - 4Gb / 64Gb Black Análise  / review

Já faz muito tempo que não fazíamos a análise a um telefone. Deixamos passar alguns flagships com muito peso (futuramente ainda iremos efectuar essas análises, iphone 7/7 plus, Samsung S7, o falecido note 7, o Xiami Note 4 entre outros), mas não deixamos passar este.

Apesar de não dispormos do topo de gama (custam caro), temos em stock e conseguimos testar o ZenFone 3 modelo ZE520KL com 4Gb de ram e 64Gb de memória interna.

Sim... Ouviram bem... 4Gb de ram e 64Gb de memória interna por 364.49€ é "brutal", tirando nos Xiaomis, não era habitual vermos este tipo de capacidades em telefones desta gama de preço.

O ZenFone deve estar a fazer dois anos algures por esta data que saiu no mercado, duvido que alguém ainda tenha um a uso. Foi daqueles telemóveis com um "hype" altíssimo, e houve alguns conhecidos a comprarem um... mas os problemas apareceram desde o primeiro dia, grandes specs para a altura, mas a bateria durava meio dia, a UI era péssima e raramente funcionava como seria expectável e para finalizar o telefone atingia temperaturas "estratosféricas", de tal forma que ás vezes dava medo pegar no telefone.

Entretanto a Asus presenteou-nos com o ZenFone 2, este ultimo foi bem recebido por o mercado, nós aqui na Reparação Mobile vendemos algumas unidades, os telemóveis tinham uma excelente relação qualidade/preço. Agora a Asus apresentou o ZenFone 3 (vejam aqui a nossa gama de ZenFones), e posso dizer que este telefone é muito mais europeu, acabamentos bem melhores um design mais apelativo e acima de tudo... é barato!

Há um sem numero de modelos diferentes (6 salvo erro), nós escolhemos o ZE520KL e o ZC520TL para termos em stock (devido à sua relação qualidade/preço) e para review escolhemos o ZE520KL.

Características técnicas:

Tamanho - 5.2" (146.9 x 74 x 7.7mm, 144g)

Display - 1920 x 1080 Super IPS+, Gorilla Glass 3

Processador - 8-core Qualcomm Snapdragon 625 @ 2.0GHz

RAM 4GB

Armazenamento 64GB (mas 11.3GB estão reservados para o sistema)

Bateria 2600mAh

4G LTE Cat. 6, FDD band 1/2/3/5/7/8/18/19/26/28, TD band 38/39/40/41

WiFi 802.11 a/b/g/n/ac

Bluetooth 4.2

Dual SIM Slot 1: Micro SIM, Slot 2: Nano SIM OR microSD up to 128GB

Cameras 16MP f/2.0 traseira, 8MP f/2.0 frontal

Extras Leitor de impressão digital, laser (para o autofocus e pode ser usado para medir distâncias)

Bonus 2 anos 100GB Google Drive storage

Pontos positivos

O tempo de bateria é óptimo, aguenta bem um dia inteiro e demora cerca de 90 minutos para recarregar até bem perto dos 100%.

O ZenUI está bem melhor, têm um aspecto muito "clean".

A camera têm uma qualidade bastante boa, mesmo sem situações de pouca luz, e aplicação da mesma dispõe de tudo o que precisamos, provavelmente esta camera compete com a do Galaxy S7, mas o Galaxy S7 é que não se pode comparar a este telefone em termos de preço.

O display é muito brilhante e vê-se bem em todas as ocasiões.

O preço é simplesmente bombástico.

Pontos negativos

A tampa traseira em vidro.... Epá... é bonito sim senhor, mas é mais uma coisa para partir. Parte-se e risca-se facilmente, e torna as reparações mais difíceis (pois o risco de estalar a tampa é enorme), nós como reparadores simplesmente detestamos a moda das tampas de vidro.

O audio é mau, faz barulho e é alto, mas a qualidade deixa a desejar.

O ZenSocial é completamente desnecessário, ninguém usa aquilo (ZenCircle e ZenChat).

O Bloatsoftware... é terrível, está melhor do que nas outras versões, mas ainda trás algumas aplicações pré instaladas que não servem para nada, ninguém as quer e não poder desinstalar as mesmas é no mínimo irritante.

Destaques

Este telefone é escorregadio. É de vidro em ambos os lados. O anel em torno da borda é de plástico suave, mas ligeiramente emborrachado. Eu realmente acho que ASUS deveria ter ido para um plástico mais táctil em vez do vidro, ou pelo menos algo mais aderente ao redor do exterior. Realmente está mais premium com vidro, mas isto do vidro simplesmente não faz qualquer sentido. 

Mas o uma coisa é certa o ZenFone 3 é realmente muito bonito. Os botões do lado direito do telefone são muito técteis. Eles estão levantados o suficiente e com um padrão bastante óbvio, e têm um clique realmente satisfatório.

A colocação do leitor de impressão digital também é muito bom, mas é quase uma espada de dois gumes. Sem uma capa, o posicionamento é perfeito. A minha impressão digital funciona cerca de 9 em cada 10 vezes, e eu habitualmente não uso isto.

Conclusão

No geral, o ZenFone 3 é um excelente telemóvel de gama média. Os pontos menos bons para mim são alguns aspectos do design, a qualidade de áudio e o software. Os pontos altos são, basicamente, tudo o resto: é rápido e suave, a tela é brilhante (mas poderia ser melhor no sol direto), a câmera grava vídeo 4K, e alguns dos aplicativos ZenUI são realmente úteis. O melhor? Custa apenas 364,49€, desbloqueado.

Eu definitivamente recomendo este telefone para alguém que gostaria de receber um telefone de qualidade a um preço justo. Eu quase nunca compro telefones que acabam de ser lançadas dado que os preços caem rapidamente, mas o ZenFone 3 saiu mais barato do que quase qualquer outro comparável.

Será importante ver como o ZenFone 3 se irá manter depois de alguns meses de uso diário. Apesar de não ser um telemóvel surpreendente, eu fui agradavelmente surpreendido com o ZenFone 3.

Já o temos em stock e ao melhor preço do mercado veja-os e compre-os aqui.

Para quem é de Portimão/Algarve e arredores não façam cerimónia e venham dar uma vista de olhos pessoalmente na nossa loja física, oferecemos o estacionamento. Se não sabem onde estamos, vejam o mapa aqui.