Adobe lança Photoshop Mix, Brush CC, Shape CC e Color CC para Android

Imagem do Adobe CC

A adobe lançou ontem 4 novas aplicações para Android (um pouco mais cedo do que o inicialmente previsto). A companhia já há muito que oferece aplicações para o iOS (tais como o Photoshop, Lightroom entre outras), e geralmente estes serviços nunca estiveram disponíveis para Android.

No entanto, a partir de ontem, os subscritores do Creative Cloud podem utilizar o Photoshop Mix, Brush CC, Shape CC e o Color CC na plataforma da Google (Android).

Segundo Scott Morris (Director de marketing da Adobe), a companhia viu uma grande procura no mercado Android e decidiu que era altura para trazer estes utilitários para esta plataforma. Para tornar isto possivel, a equipa teve de portar a Adobe Creative SDK para Android, portanto demorou um bocado até a companhia conseguir lançar estas novas aplicações. Morris também alertou para as dificuldades em desenvolver para Android (devido à vasta oferta de equipamentos existente no mercado).

{googleads center}

Apesar da estratégia da Adobe em torno das aplicações móveis ter sido sempre a de criar pequenas aplicações simples de propósito único ao invés de criar versões móveis das suas aplicações nativas. O facto é que o Brush CC, por exemplo, permite criar pincéis para o Photoshop, Illustrator e Photoshop Sketch a partir das fotografias que a pessoa captura do seu telemóvel ou tablet.

De forma similar, o Shape CC permite criar imagens vectoriais a partir de fotografias dos telemóveis ou tablets, e o Color CC (aka Kuler) permite capturar uma cor a partir de qualquer foto no dispositivo e gravar a mesma na palete para usar mais tarde a partir das aplicações da Creative Cloud.

O Photoshop Mix é um pouco diferente, e dá acesso a um sistema simples de edição de imagem do Photoshop nos dispositivos móveis.

De uma forma geral, Scott Morris diz que as aplicações Android tem o mesmo tipo de características presentes nas aplicações iOS.