A bateria de um telemóvel Android tem os seus limites, e se algumas regras não forem respeitadas, podemos reduzir, e muito, a sua vida útil. Para saber como lidar melhor com as baterias de lítio dos telemóveis Android, preparamos uma lista com 5 erros comuns que poderão causar problemas e danificá-las de forma irreparável.

Você deixa seu telemóvel a carregar durante toda a noite? Usa-o muito enquanto o mesmo carrega? Então leia a lista abaixo e veja estes e outros erros que devem ser evitados.

1. Deixar o telemóvel a carregar toda a noite

O ciclo diário de uma pessoa repete mais ou menos uma rotina sistemática: acordar, trabalho/escola/universidade, voltar para casa e deixar o telemóvel a recarregar até à manhã do dia seguinte (de 7 a 12 horas!).

 {googleads center}

Infelizmente, não é aconselhado ultrapassar o limite das 8-10 horas. O melhor é efectuar um carregamento quando a bateria estiver entre 20% e 80%, fazendo mais recargas curtas do que uma muito longa. Não se deve exagerar no carregamento. As baterias de lítio não sofrem o efeito da memória, portanto não precisamos carregá-las até ao máximo ou esperar que se descarreguem para conectá-las à tomada. 

2. Usar o telemóvel durante o carregamento

Todos precisam de repouso, inclusive o seu telemóvel. Durante a recarga, deixe-o em paz e vá ver a vida lá fora! Se ficar a enviar mensagens, a jogar ou a ver vídeos durante o carregamento, você irá aumentar a temperatura do mesmo, e o calor é o inimigo número 1 das baterias de lítio.

3. Descarregar completamente o telemóvel

Nos locais mais recônditos da nossa mente ainda subsiste a recordação do velho Nokia, indestrutível como um diamante? A nostalgia em certos casos pode ser prejudicial, induzindo a erros. É preciso deixar para trás os antigos hábitos. No passado, muitos ligavam para serviços gratuitos de operadoras só para que a bateria se esgotasse completamente. Os tempos mudaram: hoje, como dito acima, os telemóveis possuem baterias que não sofrem com o problema da memória, elas não ficam "viciadas". Os telemóveis actuais não devem ser descarregados até 0%, este é um erro grave. Isso em parte é evitado por um sistema de segurança que desliga o telefone se a bateria chega a 5% (indicando, contudo, que está em 0%), mas ainda assim é perigoso chegar a níveis tão baixos. O ideal é começar a carregar seu telemóvel quando a bateria chegar a 20 - 15%.

4. Deixar o telemóvel no carro, ao sol

É pouco habitual, nos dias que correm o telemóvel segue-nos para todo o lado, mas pode acontecer esquecê-lo uma vez ou outra no carro. Grave erro! O sol transforma o veículo num verdadeiro forno, e o calor acaba com a bateria. Isso também vale para ações que sobrecarreguem o telemóvel e causem o seu sobreaquecimento.

5. Usar o carregador errado

Se o carregador oficial do telemóvel se estragou, nosso primeiro impulso é procurar por um substituto o mais barato possível. Esse pode ser um erro que custará mais caro a longo prazo. Os carregadores são pensados para determinados dispositivos, tendo especificações técnicas próprias. Compre sempre um substituto equivalente e evite produtos não homologados para não reduzir a vida útil da sua bateria.

Como é óbvio, a mesma regra aplica-se às baterias. Use sempre originais ou com especificações equivalentes e devidamente homologadas, desta forma não irá danificar o seu telemóvel Android.